Pular para o conteúdo
Início » Blog da eNauti » Como é a prova de Capitão Amador?

Como é a prova de Capitão Amador?

Catamarã navegando
Compartilhe este conteúdo:

Entre os diferentes exames para Amadores, a prova de Capitão Amador é a mais exigente. Mas também é a última habilitação que pode ser obtida por Amadores, permitindo ao navegante navegar em qualquer lugar.

A prova de Capitão Amador consta de 40 questões de múltipla escolha com 5 alternativas cada. O exame dura 4 horas e para passar, é necessário que o candidato acerte metade das questões. Historicamente, todas as questões tem o mesmo peso. Para a prova, pode-se levar, além do protocolo de inscrição e documento de identificação, o material de desenho, necessário para resolver algumas questões: régua, compasso, régua paralela ou par de esquadros.

Diferente das provas de Arrais, Motonauta e Mestre Amador, a prova de Capitão admite pedidos de recurso, que devem ser protocolados na Capitania, Agência ou Delegacia onde o candidato fez a prova em até 7 dias úteis após o exame. Isso ocorre porque cada prova de Capitão é feita individualmente, diferente das provas de Arrais, Motonauta e Mestre que são montadas automaticamente a partir de um banco de questões.

Por esse mesmo motivo, a frequência dessas provas é muito menor. Há normalmente somente duas provas por ano: uma ocorrendo em Abril (com inscrições ocorrendo no mês de Janeiro) e outra ocorrendo em Outubro (com inscrições no mês de Julho). Muitas vezes, a Marinha ainda aplica a prova de Capitão no Simpósio de Segurança de Navegação Amadora (SSNA) e na Refeno (Regata Recife – Fernando de Noronha). O SSNA e a Refeno constumam ser eventos anuais, mas nestes exames, geralmente a prova fica restrita aos inscritos nestes eventos.

O QUE ESTUDAR PARA O EXAME DE CAPITÃO AMADOR

Comparada com os demais exames para Amadores, a prova de Capitão Amador exige uma preparação com mais tempo. O volume e a diversidade de matéria é maior. Para a prova de Capitão Amador os seguintes assuntos são cobrados:

  1. Navegação Astrônomica – geralmente são de 7 a 8 questões, versando sobre a passagem meridiana do Sol e fusos horários.
  2. Navegação Eletrônica – em geral, serão 12 questões, sendo que a maioria delas versarão sobre radar e navegação radar, e em segundo lugar, sobre GPS. Também aparecem questões sobre navegação batimétrica, AIS, navegação com sistemas integrados e VTS.
  3. Estabilidade – geralmente, são 4 questões sobre estabilidade de embarcações.
  4. Meteorologia e Oceanografia – historicamente, serão 8 questões.
  5. Comunicações – em geral, 4 questões.
  6. Sobrevivência no Mar – Em média, são 3 a 4 questões.
  7. Carta náutica e publicações de auxílio à navegação – É um assunto novo introduzido recentemente nas provas de Capitão. São em geral 2 a 3 questões. Este é um assunto que repete conhecimentos de Mestre Amador.

TENDÊNCIAS PARA A PROVA DE CAPITÃO AMADOR A PARTIR DE 2021

Até a primeira prova de Capitão Amador de 2020, as provas eram bastante previsíveis quanto à matéria e quantidade de questões de cada assunto. A partir da segunda prova de 2020, aparentemente, a Marinha mudou a maneira de montar estas provas. Embora não tenhamos informações oficiais sobre isso, parece que a banca que montava as provas foi bastante renovada, mudando o estilo das questões e os assuntos que eram perguntados.

Por exemplo, a segunda prova de Capitão de 2020 foi bastante criticada, principalmente na parte de navegação astronômica. Nesta prova, houve 6 questões anuladas (3 na parte de navegação astronômica). Na prova seguinte, a primeira de 2021, mais críticas. Houve pelo menos 3 questões versando sobre assuntos de Arrais Amador, e mais outras 3 questões tratando de assuntos de Mestre Amador. Também, apareceu uma questão de CIS – Código Internacional de Sinais, que não faz parte das matérias estudadas para Capitão Amador. Para quem acompanha as provas, pareceu muitas vezes que a própria banca que elaborou a prova não conhecia os assuntos que deveriam ser cobrados!

Esta tendência negativa da qualidade das provas melhorou um pouco na provas seguintes. Inclusive, a prova de Capitão que ocorreu no Simpósio de Segurança de Navegação Amadora de 2021 recebeu comentários como sendo “justa” ou mesmo “fácil”. Na data de hoje, entretanto, continua um tanto incerto o formato da prova, no que concerne aos assuntos das questões.

Baseado no que falamos, se você for fazer a prova em breve, pode estar se perguntando “como se preparar para uma prova assim?”

A resposta é simples: estudando. Não há outro meio. E claro que um bom curso ou material atualizado, que acompanhe as tendências atuais da prova de Capitão Amador irá ajudar muito. Se você teve uma boa formação em Arrais Amador e Mestre Amador, isso também deverá te ajudar. Nós aqui na eNauti fazemos acompanhamento de cada prova, e atualizamos os cursos online sempre que necessário.

De qualquer forma, no momento da sua prova, não se desestabilize caso apareçam questões estranhas. Lembre-se que você precisa acertar somente metade das questões. Uma boa formação e estudo das matérias recomendadas com um bom material fará com que você facilmente alcance sua meta. Entretanto, lembre-se que a matéria é um tanto extensa, e necessitará de você um bom tempo para sua preparação.

Compartilhe este conteúdo: