Pular para o conteúdo
Início » Blog da eNauti » Quanto tempo estudar para a prova de Capitão Amador?

Quanto tempo estudar para a prova de Capitão Amador?

Compartilhe este conteúdo:

Diferente das provas de Arrais, Motonauta e Mestre Amador, a prova de Capitão Amador exige uma dedicação maior em tempo de estudo. Veja conosco alguns cenários para planejar seu estudo.

As provas de Arrais e Motonauta exigem pouco tempo de estudo. Em geral, são prova de um nível relativamente fácil. A prova de Mestre Amador já exige uma dedicação um pouco maior. Mas nada que 2 semanas, com uma dedicação de algumas poucas horas por dia, não resolvam. Dependendo do seu conhecimento prévio, este tempo poderá ser sensivelmente menor.

Já para a prova de Capitão Amador, aí o buraco é um pouco mais fundo. Vamos estabelecer algumas premissas para estudarmos alguns cenários e sugerirmos como você pode administrar o tempo de estudo para a prova de Capitão Amador.

  1. Se você for estudar com livros: são cerca de 800 páginas de estudo que, para uma leitura total, consumirão cerca de 12 a 14 horas.
  2. Se você for estudar com auxílio de um curso, presencial ou online: são de 30 a 40 horas de curso.
  3. É interessante testar seus conhecimentos com as provas anteriores de Capitão, que podem ser baixadas do site da Marina. Resolver cada prova consome cerca de 3 horas, inicialmente. Isso ficará mais rápido com o tempo.
  4. Dado que o período de inscrição ocorre cerca de 3 meses antes da prova, esse será nosso tempo máximo de estudo. Também não acreditamos que seja necessário mais que isso (mas se você for estudar por um tempo maior que 3 meses, melhor!)
  5. Você estudará, em média, 10 horas por semana.
  6. Vamos dividir também cada cenário para os casos onde você está estudando por livro (sozinho) ou com auxílio de um curso presencial ou online.

CENÁRIO 1: VOCÊ TEM TRÊS MESES PARA ESTUDAR PARA A PROVA DE CAPITÃO AMADOR

Este é o melhor cenário, onde você poderá estudar com calma, de forma planejada, e com amplo tempo para rever a matéria e afinar seu conhecimento. Você terá disponível cerca de 120 horas para estudar.

CASO 1: ESTUDANDO POR LIVRO

Se você está estudando por livro somente, faça uma primeira leitura de todo material, nas primeiras duas semanas.

Nas 2 semanas subsequentes, resolva 5 provas anteriores de Capitão Amador ao mesmo tempo que tenta afinar os conhecimentos de Navegação Astronômica e Navegação Eletrônica (radar, principalmente), já que o livro recomendando pela Marinha pode ser insuficiente para alguns aspectos dessas matérias. Procure por materiais extras ou cursos avulsos. Vídeos de Youtube podem ajudar, mas eles também darão somente pequenas peças do quebra-cabeça. Você terá que ir montando esse quebra-cabeça ao longo do tempo. Quanto mais você pesquisar, mais você vai aprender, e melhor as peças se encaixarão.

Nas próximas 3 semanas, retorne ao livro, e faça nova leitura. Ao mesmo tempo, resolva mais 3 a 5 provas anteriores e aproveite para ir afinando os conceitos e tirando as dúvidas que tiver de assuntos específicos.

No restante do tempo, resolva mais 10 ou mais provas, sempre buscando tirar todas as suas dúvidas e checando onde você errou, para não voltar a errar novamente.

CASO 2: ESTUDANDO COM CURSO ONLINE OU PRESENCIAL

Caso você esteja se valendo de um curso, você precisará casar suas aulas com o material didático fornecido, e a resolução de provas anteriores. O andamento do seu estudo dependerá muito do andamento do curso. As aulas são esparsas ao longo de dois meses? Ou são concentradas em alguns poucos dias? Nossa recomendação é que, mesmo com as aulas correndo, você faça leitura dos materiais auxiliares e apostilas que provavelmente serão fornecidos, adiantando a matéria, se for o caso.

Quando o curso já tiver passado da metade, inicie a resolução de provas anteriores. Você deverá ter tempo suficiente não só para estudar com calma, como também tirar dúvidas e afinar seus conhecimentos.

Se você estiver fazendo os curso da eNauti, já temos toda uma sistemática preparada. Primeiro, que não só tentamos trazer todas as questões de provas anteriores para dentro dos nossos cursos online, como também cada módulo ou curso tem sua própria sistemática de estudo para melhor didática e eficiência no seu aprendizado. Recomendamos que comece com o Navegação Astronômica, passe para Navegação Eletrônica e depois estude as demais matérias (para as demais matérias, neste momento, o curso ainda não foi lançado). A razão é simples: boa parte de navegação eletrônica e praticamente toda a navegação astronômica tem muita coisa de lógica. Se você aprende a lógica, você aprende a matéria. Então, enquanto você aprende e “decora” o resto da matéria, você tem tempo de treinar esses Astronômica e Eletrônica de tempos em tempos, através de exercícios, que você vai fazendo em paralelo com seu estudo do restante da matéria. Recomendamos também que, independente das questões dos cursos da eNauti serem de provas anteriores, que você resolva pelo menos umas 5 provas anteriores, para se familiarizar com o estilo da prova. Nós recomendamos que você utilize os 2 primeiros meses para completar nossos cursos e resolver tantas questões quanto possível daquelas apresentadas no curso. E depois, utilize o terceiro mês para afinar seus conhecimentos e reforçar os seus pontos fracos.

Seja por livro ou com cursos, esperamos que, acatando nossas sugestões de como estudar para a prova de Capitão Amador, você terá um desempenho ótimo!

CENÁRIO 2: VOCÊ TEM DOIS MESES PARA ESTUDAR PARA A PROVA DE CAPITÃO AMADOR

Dois meses de estudo é também um cenário relativamente confortável, mas você não poderá deixar o ritmo de estudo cair se não quiser esperar pela próxima prova de Capitão. Vamos considerar que, aqui, você terá 80 horas de estudo.

CASO 1: ESTUDANDO POR LIVRO

Faça uma primeira leitura de todo material, nas primeiras duas semanas.

Nas 5 semanas subsequentes, resolva 15 provas anteriores de Capitão Amador ao mesmo tempo que tenta afinar os conhecimentos de Navegação Astronômica e Navegação Eletrônica (radar, principalmente), e outros pontos fracos que você julgar que precisa de reforço. Aproveite e, quando for reforçar algum assunto, releia toda a matéria daquele assunto. Não se limite a somente tirar a dúvida específica daquela questão que você errou! Dessa forma, você conjuga a resolução de questões de provas anteriores, ataca seus pontos fracos e revisa a matéria. Ou seja, nessas 5 semanas você não só resolverá provas anteriores, como também conjuga isso com uma revisão geral da matéria.

Na última semana, resolva mais 5 provas e, se der tempo, revise tópicos que você acredita que está mais fraco. Acreditamos que, se você estudar para a prova de Capitão Amador conforme sugerimos, suas chances são ótimas de realizar uma prova com tranquilidade.

CASO 2: ESTUDANDO COM CURSO ONLINE OU PRESENCIAL

Neste caso, comece o curso e logo depois das primeiras 5 horas, inicie a resolução de provas anteriores de Capitão. Deixe a leitura de material adicional ou apostilas fornecidas como uma consulta para tentar aprender aquelas questões de assuntos que ainda não foram ministradas pelo curso. Seria bom que seu curso tenha começado com Navegação Astronômica, pois esta é uma parte relevante da prova mas, se este não foi o caso, não perca tempo com estas questões até que a matéria tenha sido ministrada. O mesmo caso se aplica a exercícios envolvendo navegação radar e rosa de manobras. Aguarde que a matéria tenha sido ministrada. Mas para a parte de teoria envolvendo navegação eletrônica, isso sim, você já poderá estudar em paralelo, resolvendo questões e tentando aprender com o material suplementar.

Por fim, reserve as duas últimas semanas, se possível, para resolução de pelo menos 5 provas anteriores.

Se você estiver utilizando os cursos da eNauti, reserve 6 semanas para assistir os cursos e fazer o máximo de exercícios que puder. A imensa maioria dos nossos exercícios são de provas anteriores. Na parte de Navegação Radar e Navegação Astronômica, faça uso da nossa metodologia que separa os exercícios realmente importantes para seu aprendizado, daqueles que são exercícios de reforço. Nós recomendamos que a sequência de estudo seja: navegação astronômica, navegação eletrônica, e depois as demais matérias. Enquanto você faz o curso das demais matérias, de vez em quando revisite os cursos de navegação astronômica e radar e faça alguns exercícios que você ainda não tenha resolvido, mas sem tirar o foco de estudo das demais matérias.

Nas últimas 2 semanas, revise seus pontos fracos e tente resolver pelo menos 5 provas anteriores.

CENÁRIO 3: VOCÊ TEM UM MÊS PARA ESTUDAR PARA A PROVA DE CAPITÃO AMADOR

Este é um cenário um pouco apertado, e seria bom que você pudesse dedicar mais de 40 horas neste mês para seu estudo, mas vamos manter essa nossa premissa, e sugerir como você poderia adminstrar seu tempo para estudar para a prova de Capitão Amador. O foco aqui será você passar na prova e obter sua habilitação, e não numa aprovação tranquila com notas altas!

CASO 1: ESTUDANDO POR LIVRO

Aqui, será importante focar no que é mais importante. Consideramos que as matérias chaves são:

  1. Navegação astronômica
  2. Teoria de radar, GPS e DGPS
  3. Exercícios básicos de navegação radar e rosa de manobras (não estudar exercícios muito complexos)
  4. Estabilidade de embarcações
  5. Meteorologia e oceanografia
  6. Comunicações: somente pontos chaves. Estude com base nas questões de provas anteriores.
  7. Sobrevivência no mar

Nessa lista acima, um ponto crucial é: “você tem material adicional para estudar navegação astronômica de forma estruturada?” Se você estiver estudando aquele livro mais famoso, recomendando pela Marinha, você não tem! Então, talvez seja o caso de você buscar um bom material sobre isso ou então, verificar se você está se entendendo com essa matéria com o que você tem disponível. Navegação astronômica é o que consideramos o melhor custo/benefício para a prova em relação a tempo de estudo e possibilidade de acerto de questão, mas isso só se consegue se você conseguir entender a lógica da matéria. Se estiver difícil, talvez seja o caso de você focar em outras matérias para tentar garantir os 50% de acertos necessários para sua aprovação.

Com base no que falamos, então, nossa sugestão será a seguinte: comece lendo e tentando resolver 2 a 3 provas, para se familiarizar. Em seguinda, dedique o restante da semana para analisar seus pontos fracos e ler o livro, de forma calma e constante, em tudo aquilo que você acredita que tem maior potencial. Utilize também nossa lista acima como um guia geral para selecionar onde estará seu foco. Depois disso, volte a resolver tantas provas quanto possível, aliando sempre a resolução de questões com o estudo do livro. Fica meio apertado, mas nosso foco aqui com estas dicas é que você tente obter uma nota maior que a necessária para sua aprovação.

CASO 2: ESTUDANDO COM CURSO ONLINE OU PRESENCIAL

Se você está estudando com um curso presencial ou telepresencial (com horário marcado) que começou a menos de 1 mês da prova, então sinto dizer: esse pessoal não está preocupado com sua aprovação. Ou, no mínimo, não se importa em deixar você em apuros. Mas, mesmo assim, é plenamente possível passar na prova. Muito da sua aprovação, entretanto, dependerá da sua capacidade de aprender rapidamente os assuntos, e de seus conhecimentos prévios.

Nossa recomendação é: após certo assunto ser ministrado, reforce imediatamente seu estudo com o material suplementar que deve ter sido fornecido. Utilize principalmente questões, se elas foram distribuídas. Faltando duas semanas da prova, tente resolver pelo menos 3 ou 4 provas anteriores para se familiarizar, em paralelo aos seus estudos. Foque um bom tanto em navegação astronômica, se estiver confortável com a matéria. Como dissemos, se bem ministrada, esta matéria costuma ter ótimo custo/benefício em relação a tempo de estudo e probabilidade de acerto.

Se o seu curso for online e assíncrono (ou seja, sem horário marcado, com todo material disponível para você consultar a hora que desejar), então foque nos assuntos e exercícios conforme segue:

  1. Navegação astronômica
  2. Teoria de radar, GPS e DGPS
  3. Exercícios básicos de navegação radar e rosa de manobras (não estudar exercícios muito complexos)
  4. Estabilidade de embarcações
  5. Meteorologia e oceanografia
  6. Comunicações: somente pontos chaves. Estude com base nas questões de provas anteriores.
  7. Sobrevivência no mar

Para os demais assuntos, se sobrar tempo, foque mais em assistir a aula, e não em resolver exercícios. Também, se possível, resolva tantas mais provas quanto for possível.

Se você estiver estudando com os cursos da eNauti, então recomendamos começar com navegação astronômica, e somente os exercícios que classificamos como essenciais (explicamos isso dentro do curso). Depois, passe para navegação eletrônica, e foque nas seções de Radar, GPS e DGPS. Em navegação radar, acompanhe e faça somente os primeiros exercícios que, nos cursos da eNauti, estão resolvidos em vídeo aula. Depois, estude meteorologia e oceanografia, estabilidade de embarcações e sobrevivência no mar, resolvendo tantas questões quanto você achar possível. Somente depois daí, vá para outras matérias do curso de navegação eletrônica e do curso com as demais matérias (Nota: no momento que este artigo foi escrito, este curso não está pronto ainda), ao mesmo tempo que você revisa também navegação astronômica, fazendo exercícios classificados como importantes (estudantes dos nossos cursos irão entender esse parágrafo). Deixe a parte de publicações náuticas por último.

CONCLUSÃO – QUANTO TEMPO ESTUDAR PARA A PROVA DE CAPITÃO AMADOR?

Para um estudo tranquilo e sem afobação, o ideal são 3 meses de preparação para a prova de Capitão Amador. Com 2 meses de estudo, apesar de não ser o cenário ideal, você terá boas chances de ir bem na prova, seguindo a estratégia que sugerimos. Já se você tiver menos tempo, aí você precisará adotar algumas estratégias – conforme apresentamos neste artigo – para maximizar suas chances de passar na prova.

NOTA: no momento da publicação deste post, a eNauti somente está disponibilizando os cursos de Navegação Astronômica e Navegação Eletrônica. O curso com as demais matérias está no forno...

Compartilhe este conteúdo: