Pular para o conteúdo
Início » Blog da eNauti » Qual a diferença entre Arrais Amador e Mestre Amador?

Qual a diferença entre Arrais Amador e Mestre Amador?

pexels-asad-photo-maldives-1320684
Compartilhe este conteúdo:

Arrais Amador e Mestre Amador são ambas habiltações para condução de embarcações de esporte e lazer. A diferença entre Arrais e Mestre está na área de navegação em que se pode conduzir embarcações. Saiba mais neste artigo.

Se você está começando no mundo náutico e está pensando em tirar suas habilitações, você já deve ter topado com termos como “Arrais”, “Motonauta”, “Mestre” e “Capitão”. Estas são todas habilitações que podem ser tiradas para condução de embarcações. Temos um artigo completo aqui em que destrinchamos os detalhes de cada uma delas.

Uma pergunta comum que algumas pessoas tem é sobre a diferença entre Arrais Amador e Mestre Amador. Ambas as habilitações permitem a condução de embarcações de esporte e lazer, exceto jetski. A diferença não está no tipo de embarcação, mas na área de navegação. Enquanto o Arrais Amador somente permite a condução de embarcações em águas interiores e abrigadas (e explicamos bem sobre estes limites aqui), o Mestre Amador é a habilitação que permite a condução de embarcações a uma distância de até 20 milhas náuticas da costa.

ATUALIZAÇÃO JUN/2023: em complemento a este artigo, a partir de jun/2024, além de respeitar os limites da navegação interior, o Arrais Amador somente poderá conduzir embarcações de esporte e recreio se esta for classificada como de Navegação Interior, enquanto o Mestre Amador somente poderá conduzir embarcações classificadas como de navegação interior e navegação costeira. Esta foi uma nova regra criada pela Marinha em abril/2023. Veja mais aqui.

Uma outra característica importante destas habilitações é que você não pode logo de cara tirar a habilitação de Mestre Amador. Você, antes, precisa ser habilitado como Arrais Amador. Sem essa habilitação, você não poderá se inscrever na prova teórica da Marinha e tirar sua carteira de Mestre. Aliás… se desejar, temos cursos teóricos preparatórios para ambas as provas aqui (Arrais) e aqui (Mestre).

CONCLUSÃO

Como você viu, a diferença entre Arrais Amador e Mestre Amador tem relação somente com a área de navegação. Arrais Amador é a primeira habilitação que precisa ser tirada para condução de embarcações de esporte e recreio (exceto jetski, que precisa de uma habilitação específica). Esta habilitação permite condução de embarcações em águas interiores e abrigadas. A próxima habilitação que pode ser tirada é a de Mestre Amador, que permitirá a condução de embarcações até uma distância de 20 milhas da costa. Para ser Mestre Amador, você precisa antes ter tirado a carta de Arrais Amador.

Compartilhe este conteúdo: