Conheça um pouco sobre a prova para tirar a habilitação de Mestre Amador
A habilitação de Mestre Amador permite a condução de embarcações de esporte e recreio a uma distância de até 20 milhas da costa. Além disso, a partir de Junho de 2024, embarcações que sejam classfiicadas como de navegação costeira não poderão mais ser conduzidas por habilitados como Arrais Amador (explicamos isso aqui) exigindo, pelo menos, a habilitação de Mestre Amador.
Para tirar a habilitação de Mestre Amador, é necessário que o interessado tenha uma habilitação de Arrais Amador válida no momento da inscrição na prova. Mas, diferente de Arrais Amador, que exige experiência prática em uma escola credenciada pela Marinha, para tirar a habilitação de Mestre Amador basta passar na prova teórica aplicada pela Marinha.
Neste artigo, supomos que você já saiba sobre tudo o que escrevemos acima, e que também já fez sua inscrição na prova. Assim, damos agora mais detalhes sobre como é a prova de Mestre Amador.
Como é a prova de Mestre Amador?
Os exames para a categoria de Mestre-Amador serão programados pelas Capitanias, Delegacias e Agências da Marinha. A periodicidade varia de local para local, mas em muitas dessas organizações militares da Marinha a prova é aplicada uma, duas ou até mais vezes na semana.
O exame consta de 40 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas para cada questão, com duração máxima de 3 horas. A prova vale 10,0 pontos, e é considerado aprovado o candidato que fizer pelo menos 5,0 pontos na prova.
Os pesos das questões são diferentes. Normalmente, as provas contém 4 questões de navegação utilizando a carta náutica, e estas questões costumam ser as de maior peso individual. Elas chegam a valer 1,15 pontos cada, para um total de 4,6 pontos! As demais questões costumam valor 0,15 pontos.
A carta náutica utilizada para os exercícios é fornecida pela própria Marinha durante a prova. Para que se possa resolver os exercícios, entretanto, o candidato deve levar lápis/caneta, compasso, e material de desenho que permita o traçado de linhas paralelas. Ou seja, para este último ítem, poderia ser: (i) ou um jogo de esquadros, (ii) ou uma régua e um esquadro, (iii) ou uma régua paralela própria de navegação.
ALém do material mencionado acima, o candidato deverá portar também os documentos especificados no protocolo que lhe é entregue na inscrição da prova. O protocolo também deve ser levado.
Quer saber como é uma prova de Mestre Amador?
Se desejar conhecer o estilo da prova de Mestre Amador, a eNauti produziu uma série de vídeos em que uma prova real de Mestre Amador foi resolvida. O primeiro vídeo da série está logo abaixo, e você pode acessar uma playlist completa com todos os vídeos no Youtube.