Pular para o conteúdo
Início » Blog da eNauti » Como é a prova de Arrais Amador e/ou Motonauta?

Como é a prova de Arrais Amador e/ou Motonauta?

imagem decorativa: veleiros velejando
Compartilhe este conteúdo:

O prova preparada pela Marinha para a obtenção das habilitações de Arrais Amador e Motonauta é aplicado em várias datas. Cada Capitania, Delegacia ou Agência da Marinha tem sua própria frequência de aplicação da prova, podendo ser de 1 vez por semana, e ter até mesmo ser aplicada todo dia útil. É necessário que você entre em contato com o local onde você pretende prestar a prova para pegar mais informações.

Na data de hoje, a maioria das Capitanias já aplica a prova de forma eletrônica, em um computador. De qualquer forma, as informações deste artigo valem para ambas as formas: eletrônica e em papel.

COMO É A PROVA DE ARRAIS AMADOR

A prova de Arrais Amador consta de 40 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas cada. Cada questão tem o mesmo peso. Para passar na prova e obter sua habilitação de Arrais Amador você tem que acertar 50% das questões. A duração da prova é de 2 horas.

Se a prova é aplicada em papel, a mesma é destruída logo após a correção. Isto é feito para preservar o Banco de Questões da Marinha. Cada prova é montada baseada neste Banco de Questões, selecionando questões aleatórias do mesmo. Acreditamos que o tamanho desse Banco seja de aproximadamente 1.300 a 1.400 questões, mas este é um número baseado na nossa experiência e especulação. Não existe informação oficial sobre esse número.

Até hoje, a eNauti já conseguiu catalogar mais de 1.100 questões que vieram de diversas fontes de informação. Estas questões são encontradas espalhadas pela internet, principalmente em sites e apostilas de escolas náuticas, e a eNauti disponibiliza todas elas em seu Simulado de Arrais Amador e Motonauta. Não se pode afirmar, entretanto, que as questões que catalogamos são exatamente iguais às da prova. Mas nossa experiência mostra que, sem dúvida, são muito próximas!

ASSUNTOS DA PROVA DE ARRAIS AMADOR

Nós aqui da eNauti consideramos que os assuntos da prova são bem completos e dão uma boa base de conhecimento sobre assuntos essenciais para quem navega. Entretanto, esses bons conhecimentos só se fazem valer se você se empenhar em estudá-los como aprendizado, e não só buscando sua aprovação no exame da Marinha. No nosso Curso Teórico de Arrais Amador e Motonauta, tivemos preocupação com não só em fazer com que você seja aprovado, mas também em formar navegantes seguros e conscientes.

Os assuntos mais relevantes para a prova são:

  1. RIPEAM: são as regras de trânsito entre embarcações, além tratar das luzes, marcas e sinais sonoros de cada tipo de embarcação.
  2. Embarcações e Manobras com as Embarcações: onde são cobrados conhecimentos básicos sobre embarcações e as principais fainas de manobra. Também é necessário algum conhecimento básico sobre estabilidade de embarcações.
  3. Sistema de balizamento: conhecimento sobre boias, balizas, e sinais náuticos da navegação marítima, fluvial e lacustre.
  4. Prevenção e combate à incêndio: a Marinha cobra bastante sobre esta emergência, de forma a garantir conhecimentos mínimos do navegante para melhorar a prevenção.
  5. Primeiros Socorros: costumam aparecer bastante questões sobre técnicas de primeiros socorros.
  6. Normas e Regulamentos: conhecimentos sobre a legislação aplicável a Amadores.

Além desses assuntos, ainda aparecem, com menor frequência, questões sobre:

  1. Sobrevivência no Mar: material de salvatagem e técnicas para sobrevivência no mar.
  2. Comunicação na navegação costeira: são questões principalmente sobre equipamentos de comunicação e meios de comunicação.
  3. Noções de Meteorologia: conhecimentos básicos sobre aspectos meteorológicos que podem afetar o navegante.
  4. Marés: a Marinha quer garantir que o navegante tenha algum conhecimento sobre ciclo e previsão das marés.
  5. Instrumentos náuticos: conhecimentos sobre alguns instrumentos de embarcações.

COMO É A PROVA DE MOTONAUTA

A prova para quem quer somente a habilitação de Motonauta obedece a mesma sistemática da prova da prova de Arrais Amador. Ela tem 20 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas cada. Cada questão tem o mesmo peso. Para passar na prova e obter sua habilitação de Motonauta, você tem que acertar 50% das questões. A duração da prova é de 1:30 hora.

As questões vem do mesmo banco de questões utilizado para montar a prova de Arrais Amador, conforme explicamos mais acima.

ASSUNTOS PARA A PROVA DE MOTONAUTA

Os assuntos para a prova exclusiva de Motonauta são um subconjunto dos assuntos de Arrais Amador. Para Motonauta, aparecem os seguintes assuntos:

  1. RIPEAM, inclusive luzes, marcas e sinais.
  2. Sistema de balizamento.
  3. Primeiros Socorros.
  4. Normas e Regulamentos, com um foco maior na legislação aplicável ao jetski.
  5. Noções de Sobrevivência no mar, incluindo equipamentos de salvatagem.

FAZENDO A PROVA DE MOTONAUTA E ARRAIS AMADOR JUNTAS

Desde que você tenha feito o treinamento embarcado para ambas as categorias em uma escola náutica credenciada, no momento da inscrição para a prova, você pode fazer somente um exame (o de Arrais) valendo para ambas as categorias. Se você passar na prova, você sai com as duas habilitações.

Se você necessitar de uma indicação de escola para realizar seu treinamento prático de Motonauta (e também Arrais Amador), nós podemos recomendar algumas escolas aqui. Agora, se você já fez o treinamento prático e quer se preparar para a prova teórica, temos um curso muito bem avaliado neste link.

Compartilhe este conteúdo: