Pular para o conteúdo
Início » Blog da eNauti » Quais são as diferentes categorias de Amadores?

Quais são as diferentes categorias de Amadores?

Compartilhe este conteúdo:

Veleiro, Motonauta, Arrais, Mestre e Capitão Amador: descubra as diferentes categorias de Amadores (condutores de embarcações de esporte e recreio) e quais são as diferenças entre elas.

Amadores são como são chamados os condutores de embarcações de esporte e recreio, ou seja, que podem comandar barcos, lanchas, veleiros e jetskis sem propósitos comerciais. Os amadores são divididos em 5 categorias que, com suas respectivas siglas, são:

  1. Veleiro – VLA
  2. Arrais Amador – ARA
  3. Mestre Amador – MSA
  4. Capitão Amador – CPA
  5. Motonauta – MTA

Vamos ver agora o que são cada uma dessas categorias.

VELEIRO – VLA

Se você achou que esta categoria é a que permite a condução de veleiros, hum… é isso, mas não é bem isso! A habilitação de Veleiro (VLA) é quase como uma habilitação de cortesia. Ela pode ser tirada por crianças a partir de 8 anos de idade, e para isso basta que ela frequente uma escola, entidade ou grupo de escotismo credenciado pela Marinha. Uma vez que a criança tenha aprendido o básico da condução da vela, a escola ou entidade credenciada enviará a documentação para a Marinha para que esta última faça a expedição da carteira de Veleiro.

Esta habilitação permite a condução de embarcações a vela, sem propulsão a motor, nos limites da navegação interior (clique aqui para saber que limites são esses). Na prática, esta carteira é utilizada para condução de jangadas a vela, ou pequenas embarcações a vela sem motor, como a da foto abaixo.

Barco típico para condução por VLA

Se você quiser algo que seja além do que está mostrado na foto acima, então você busca as habilitações de Arrais Amador, Mestre Amador ou Capitão Amador. Então, vamos falar destas habilitações agora.

ARRAIS AMADOR – ARA

Arrais Amador permite a condução de qualquer embarcação de esporte e recreio em águas interiores, exceto a condução jetski. Então, sem importar o tamanho, porte ou tipo de embarcação, desde que ela seja de esporte e recreio, não seja jetski e não esteja realizando atividades comercial (transporte de carga e passageiro pagos, por exemplo), esta embarcação pode ser conduzida por um Arrais Amador.

Entretanto, o Arrais Amador não pode ir além da navegação em águas interiores o que significa, na prática, que normalmente esta será uma navegação local. Para entender melhor o que significa a navegação interior, temos um artigo que explica direitinho isso para você aqui,

MESTRE AMADOR – MSA

O Mestre Amador tem os mesmos direitos que um Arrais Amador, mas não está limitado a condução de embarcações na navegação interiore. Um Mestre Amador pode fazer o que chamamos de navegação costeira, ou navegação a vista da costa. Nos termos da lei, ele pode se afastar até uma distância de 20 milhas da costa (quase 50 km), mas não além disso.

Note que um Mestre Amador pode, por exemplo, ira para os Estados Unidos, desde que vá sempre acompanhando a costa do continente, até chegar lá. Ele, entretanto, não conseguirá, por exemplo, chegar na Europa, pois isso exigiria se afastar a mais de 20 milhas de distância da costa em algum momento.

Assim como o Arrais Amador, o Mestre Amador também não pode conduzir jetskis.

Para se tornar Mestre Amador é necessário que antes tenha se tirado a carteira de Arrais Amador.

CAPITÃO AMADOR – CPA

Com os mesmos direitos do Arrais e Mestre Amador, mas podendo ir mais longe. Este é o Capitão Amador, cuja habilitação permite navegar por quaisquer águas, sem limites de distanciamento da costa. Ou seja, ele pode navegar por quaisquer águas.

Assim como o Arrais e o Mestre, o Capitão Amador também não pode conduzir jetskis.

Para se tornar Capitão Amador, é necessário que antes se tenha obtido a carteira de Mestre Amador. Ou seja, note que é uma sequência de habilitações que necessitam ser tiradas nesta ordem (para quem desejar): Arrais, depois Mestre e, por fim, Capitão Amador, que é considerada a mais alta habilitação na área de Amadores.

MOTONAUTA – MTA

Se você leu com calma, deve ter notado que nenhuma das habilitações anteriores permite a condução de jetskis que, na linguagem da Marinha, chama-se moto aquática. Para condução de jetskis, é necessário uma habilitação específica, a de Motonauta.

A pessoa habilitada como motonauta pode conduzir moto aquáticas nos limites da navegação interior.

Compartilhe este conteúdo: