Pular para o conteúdo
Início » Blog da eNauti » Quanto tempo leva para tirar a carta de Arrais?

Quanto tempo leva para tirar a carta de Arrais?

Estudo em casa com nossos cursos online para Amadores
Compartilhe este conteúdo:

Para tirar a carta de Arrais ou, melhor dizendo, habilitação de Arrais Amador, basicamente são necessários dois eventos principais: (i) fazer um treinamento embarcado em um escola credenciada pela Marinha e (ii) passar na prova teórica. São esses passos que mais influenciam no tempo para tirar a habilitação de Arrais Amador.

O primeiro passo, então, normalmente é procurar uma escola náutica para fazer o treinamento prático. Dependendo do número de alunos e porte da escola, em geral você conseguirá fazer o treinamento em poucos dias. Na prática, vemos que a partir do momento que você entra em contato com a escola e a contrata, você já conseguirá fazer o treinamento no fim de semana seguinte ao dia que você os contratou. Entretanto, isto dependerá sempre da disponibilidade da escola, podendo ser um tempo menor ou maior.

Em seguida, o próximo passo é você se inscrever na prova em uma unidade de atendimento ao público da Marinha, que normalmente funciona em Capitanias, Agências e Delegacias. Você só conseguirá fazer sua inscrição se você já tiver feito o treinamento prático. A maioria das escolas náuticas funcionam como despachante náutico e faz esta inscrição para você. Para essa inscrição, então, vamos colocar mais uns 5 dia. Se você optar por fazer a inscrição sozinho, esse tempo dependerá da sua disponibilidade para ir até a unidade de atendimento da Marinha. Hoje, a maioria das Capitanias está com sistemas de agendamento eletrônico implantada, o que facilita este trabalho.

Quando você faz a inscrição na prova, já é agendada a data e horário para você fazer a prova. Esse prazo depende muito da disponibilidade da Marinha na unidade em que você escolheu para fazer a prova. Existem unidades em que já é possível conseguir uma vaga para poucos dias após a inscrição, mas existem unidades em que este tempo pode ser superior a 6 semanas. De qualquer forma, costuma haver tempo suficiente entre a inscrição e sua prova para que você possa estudar com tranquilidade.

Supondo que você passe na prova, agora é só esperar chegar a sua habilitação. Para emissão da da carta de Arrais Amador, este prazo varia um pouco para cada unidade de atendimento da Marinha, mas normalmente se situa entre 2 semanas e 1 mês.

ATUALIZAÇÃO NOV/22: Agora, as habilitações passaram a ser digitais, o que acelerou mais o processo de recebimento da sua habilitação, depois de você passar na prova.

AFINAL, QUANTO TEMPO LEVA PARA TIRAR A CARTA DE ARRAIS?

Não é possível responder essa resposta com precisão, porque o que mais influi neste prazo é a agilidade da unidade da Marinha em marcar a prova e entregar a habilitação para aqueles que foram aprovados na prova.

Entretanto, nossa experiência mostra que, a partir do momento que você inicia o processo para tirar sua habilitação até ter ela em suas mãos, este prazo se situa entre 30 e 50 dias, aproximadamente.

Ah! Tudo o que falamos aqui vale também para a habilitação de Motonauta.

Compartilhe este conteúdo: