Pular para o conteúdo
Início » Blog da eNauti » O que esperar de navegação eletrônica na prova de Capitão Amador?

O que esperar de navegação eletrônica na prova de Capitão Amador?

Compartilhe este conteúdo:

A Marinha mudou razoavelmente bem o estilo da prova de Capitão Amador a partir de 2021. Saiba o que esperar da matéria de Navegação Eletrônica e Navegação Radar na prova de Capitão Amador.

De 2014 até 2020, o estilo e a quantidade de questões por matéria na prova de Capitão Amador esteve razoavelmente bem estabilizado. Ou seja, era um tanto previsível saber o que seria cobrado, a forma, e quanto seria cobrado de cada matéria. Se o candidato quisesse ter uma ideia de como seria sua prova, era só fazer o download de uma das provas anteriores e dar uma analisada.

Entretanto, algo mudou a partir de 2021. Nós aqui na eNauti não temos informação oficial sobre o que e porque mudou, mas podemos especular. Já que a eNauti está sempre criando e atualizandos os cursos de Amadores, rapidamente foi possível perceber essa mudança de ares. Uma suposição é que o grupo ou pessoas que elaboravam as provas mudou, mudando também o estilo de grande parte das questões. Também, ocorreram mudanças na NORMAM-03/DPC, onde consta o programa para a prova de Capitão. Questões sobre cartas náuticas e publicações náuticas – um assunto que era unicamente cobrado na prova de Mestre Amador – entraram no programa de Capitão.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o que esperar sobre questões de Navegação Eletrônica no exame de Capitão Amador.

NAVEGAÇÃO ELETRÔNICA

As questões de navegação eletrônica na prova de Capitão Amador envolvem os seguintes assuntos:

  • Radar e Navegação Radar
  • GPS e DGPS
  • Ecobatímetro e Navegação Batimétrica
  • Cartas Náuticas Eletrônicas
  • AIS – Automatic Identification System
  • Sistemas Integrados de Navegação
  • VTS – Serviço de Tráfego de Embarcações

Sobre a forma que os assuntos acima estão sendo cobrados nas provas recentes de Capitão Amador, primeiro, vamos falar de uma maneira geral e, depois, vamos falar sobre cada um dos tópicos.

VISÃO GERAL

Até 2020, a referência principal para a prova de Capitão Amador era o livro escrito pelo Cmdt Jaime Felipe (“Capitão Amador”), e muitas das questões que apareciam nas provas, muitas vezes, eram tiradas diretamente do livro. Apesar deste livro ser, em grande parte, um compilado de diversas fontes diferentes, não era incomum que algumas questões cobrassem trechos ipsis-literis como constava neste livro.

Entretanto, parece que no ano de 2020, a Marinha começou a utilizar também, na parte de Navegação Eletrônica em especial, o livro chamado “Navegação Integrada”, do Cmdt Stumpf. Agora, o que vemos, são que várias questões estão saindo deste livro. O resultado final é que a prova de Capitão Amador mudou um pouco de cara.

Ambos os livros são bem caros (parece que Cmdts da Marinha, depois de se aposentarem, gostam de fazer uma renda extra com livros! E haja renda extra!) e são, entre outros, referência para nossos cursos. Nosso propósito é entregar ensino de qualidade a um preço justo, e sempre separamos de cada fonte que consultamos o que é relevante daquilo que não tem jeito de questão de prova.

Feito esta introdução geral, vamos agora ver tópico por tópico o que mudou em cada um dos assuntos de navegação eletrônica nas provas recentes, e o que provavelmente esperar das próximas provas.

RADAR E NAVEGAÇÃO RADAR

Depois de navegação astronômica, a parte de radar e, principalmente, o que envolve a navegação radar (rosa de manobra – baixe uma gratuitamente nesta página) é considerada a principal dificuldade dos candidatos a Capitão Amador. Em todas as provas entre 2013 e 2020, apareciam entre 3 e 5 questões envolvendo a rosa de manobra, e mais 1 a 3 questões sobre a teoria envolvendo o radar e sua utilização na navegação.

Entretanto, nas provas recentes, o que se viu foi uma abrandamento dessa situação. Questões envolvendo a teoria de radar continuam no mesmo nível anteriore, mas as questões envolvendo rosa de manobra tem se apresentado de forma muito mais simples.

Mas nós não acreditamos que essa situação vá perdurar. Achamos altamente improvável que a Marinha não retome questões de rosa de manobras nos moldes parecidos com o que víamos em provas anteriores, dada a importância do assunto para a navegação segura. Este é um assunto exclusivo da prova de Capitão e importante para a navegação segura. Pelo sim, pelo não, mesmo baseado no que se viu nas últimas provas de 2021 (questões mais simples) o candidato não deve afrouxar seu estudo de radar. Ele pode surgir com força novamente em qualquer prova futura.

GPS e DGPS

Em provas até 2020, a parte de GPS e DGPS podia envolver entre 1 a 3 questões, e era sempre presente nas provas. Depois de radar, era o assunto mais cobrado. Após a última prova de 2020, entretanto, notamos que outros assuntos tomaram maior notoridades, e a parte de GPS acabou ficando em segundo plano.

Dou razão a esta mudança! A forma com que esses conhecimentos eram cobrados eram, em grande parte (mas não em sua totalidade), através da cobrança de conhecimentos sobre a operação do GPS. E isso era feito perguntando se o candidato sabia o que significam certas siglas, como TRK, DOP, CMG, etc, siglas essas ligadas à operação específica de receptores GPS. A nós nos parece que o navegante deveria obter esse tipo de conhecimento do manual do seu aparelho, e não no estudo para a prova de Capitão! De fato, nas últimas provas parece ter diminuído a importância desse tipo de questão, embora ainda apareçam com alguma frequência.

Embora esse assunto não possa ser deixado de lado, nos parece que a Marinha agora está com tendência de priorizar mais conhecimento gerais sobre o sistema GPS e sistema DGPS em si que, acreditamos, é onde o candidato deva focar mais para as provas futuras.

ECOBATÍMETRO E NAVEGAÇÃO BATIMÉTRICA

Historicamente, entre 2013 e 2020 aparecia pelo menos 1 questão sobre ecobatímetro e navegação batimétrica em toda prova. Algumas provas apresentavam 2 questões sobre o assunto. Nas provas mais recentes, o que temos visto é que uma ou outra prova não cobrou nada sobre este navegação batimétrica e ecobatímetro, embora em outras provas o assunto tenha aparecido em 1 questão.

Novamente, dou razão a Marinha de tirar um pouco a importância desse assunto. Talvez nem tanto sobre o ecobatímetro em si – neste ponto achamos que seja um conhecimento importante – mas a navegação batimétrica, como era cobrada, era, em muitos casos, um conhecimento difícil de ser aplicado na prática. Quem vai achar sua posição passando por cima de uma montanha submarina? Ou, como fazer uma aterragem utilizando conceitos de batimetria com as cartas náuticas, se estas não são assim detalhadas a ponto que permitam tal tipo de navegação?

Aparentemente, as questões de ecobatímetro tem focado em aspectos mais práticos, como o conhecimento do ecobatímetro em si, ou então sobre leitura de profundidade em conjunto com a posição do ecobatímetro e altura da maré. Enfim, coisas mais intimamente ligadas com o mundo do navegante amador.

CARTAS NÁUTICAS ELETRÔNICAS

Nessa parte, também temos algumas novidades. Agora não basta somente conhecer os diferentes tipos de cartas náuticas eletrônicas (Vetorias, Raster, ENC, RNC) e seu uso. Vimos que com a adoção do livro “Navegação Integrada”, sugiram questões sobre, por exemplo, o ECDIS, algo que não acontecia antes.

Soma-se a isso que a Marinha também agora tem feito perguntas sobre as cartas tradicionais de papel e publicações náuticas, algo que não era perguntado antes nas provas de Capitão Amador. Com esse cenário, vemos que este assunto parece ter ganhado foco da Marinha, e esperamos que ele sempre apareça nas provas futuras.

AIS – AUTOMATIC IDENTIFICATION SYSTEM

O AIS já aparecia em provas anteriores a 2020, mas agora parece ter firmado sua presença nas provas que, antes, era mais esporádica. Entretanto, esse assunto é bem estanque, e não vimos dificuldades maiores entre o que era cobrado antes e o que é cobrado atualmente nas provas de Capitão. Mas esperamos que este assunto esteja, sim, sempre presente. Provavelmente com 1 questãozinha.

SISTEMAS INTEGRADOS DE NAVEGAÇÃO

As questões que versam sobre sistemas integrados de navegação sempre cobram conhecimentos sobre os diversos sensores e aparelhos de navegação existentes e como eles se relacionam entre si. O que um anemômetro possibilita se interligado a um GPS? O que o GPS possibilita, se interligado com um odômetro e uma agulha? E por aí vai… Este tipo de questão aparece esporadicamente em provas, e continua aparecendo mesmo com o novo estilo de provas adotado pela Marinha a partir de 2021. Entretanto, não é em toda prova que aparece. Nós acreditamos que isto vai continuar acontecendo para as provas vindouras.

VTS – VESSEL TRAFFIC SERVICE

Assunto que era ausente até aproximadamente 2017, mas que tem se feito presente em todas as provas desde então. O Vessel Traffic Service – Serviço de Tráfego de Informações – é um auxílio a navegação que ajuda a coordenar o tráfego em área de porto e áreas costeiras. Pense nele como uma torre de controle de aeroporto.

A Marinha tem implementado VTS´s em vários portos no Brasil, e isto tem também se refletido nas provas de Capitão Amador com questões sempre presentes. Sobre VTS é quase certo que as provas futuras contenham pelo menos 1 questão sobre o assunto.

COMO SE PREPARAR PARA NAVEGAÇÃO ELETRÔNICA PARA O EXAME DE CAPITÃO AMADOR

Se antigamente somente o livro “Capitão Amador” do Cmdte Jaime Felipe era suficiente para ir bem nas questões de navegação eletrônica, isto já não é bem verdade para as provas a partir de 2020.

Muitas questões estão saindo do livro “Navegação Integrada” do Cmdte Stumpf, e se o candidato desejar tranquilidade para a prova, talvez seja o caso de pensar em adquirir ambos os livros.

No mais, sobre a relevância de cada assunto, isto foi abordado no texto acima.

Aqui na eNauti, nós lançamos recentemente um curso que alia os dois mundos, selecionando de cada livro o que há de mais relevante para seu estudo. Além disso tudo, resolvemos atacar os exercícios de rosa de manobra e navegação radar de forma que você não encontra em nenhum outro curso: todas as questões, de todas as provas de Capitão entre CPA II 2013 e CPA II 2021 estão resolvidas em vídeo aulas. Se tiver interesse em conhecer tudo o que oferecemos, é só clicar aqui.

Conheça também o que você pode esperar de navegação astronômica para as provas futuras de Capitão Amador neste artigo.

Compartilhe este conteúdo: