Pular para o conteúdo
Início » Blog da eNauti » Como adicionar a habilitação de jetski se você já é Amador?

Como adicionar a habilitação de jetski se você já é Amador?

Compartilhe este conteúdo:

Descubra neste artigo como incorporar a habilitação de Motonauta (condução de jetski) se você já tem uma habilitação de Arrais, Mestre ou Capitão Amador.

Se você já tem uma habilitação qualquer para condução de embarcações de esporte e recreio (como Arrais, Mestre ou Capitão Amador), adicionar a habilitação de Motonauta (para condução de jetski) é um pouco mais simples. Se sua primeira habilitação é recente (depois de 2 de julho de 2012), não haverá dispensa da necessidade de um treinamento em jetski dado por uma escola credenciada, mas você não precisará fazer nenhuma prova teórica adicional. E, em alguns casos, você conseguirá também a dispensa do treinamento embarcado. Veja mais detalhes abaixo.

Primeiro, você precisará saber quando foi a primeira emissão da sua habilitação de Arrais, Mestre ou Capitão. Se sua primeiríssima habilitação foi posterior a 2 de julho de 2012, você terá que:

  1. Procurar uma escola credenciada pela Marinha para fazer o treinamento em jetski e obter a declaração de treinamento embarcado.
  2. Reunir os seguintes documentos: (1) requerimento para agregação de MTA, (2) cópia autenticada da sua habilitação de Amador válida, (3) cópia autenticada do um comprovante de endereço e (4) comprovante de pagamento da GRU referente ao serviço de agregação da categoria de MTA, além da (5) declaração de treinamento embarcado.
  3. Apresente todos esses documentos na Organização Militar da Marinha mais próxima da sua casa, que atenda serviços de Amadores.

Sobre o requerimento para agregação de Motonauta (MTA), ele pode ser obtido nos anexos da NORMAM-34/DPC ou, então, na própria organização militar onde você for pedir o serviço. Também as cópias autenticadas podem ser subtituídas por cópia simples, desde que você apresente o original. E, ainda, saiba que você pode agendar todo esse serviço de forma online, onde será apresentado todo passo-a-passo para você. No serviço de agendamento, você também pode gerar a GRU para pagamento.

Feito isso, logo sua habilitação de MTA sairá!

Agora, se sua primeira habilitação de Amador da categoria em que você deseja agregar a habilitação de Motonauta foi anterior a 2 de julho de 2012, então você tem uma vantagem adicional! Conforme NORMAM-34/DPC, item 3.4, você estará dispensado de apresentar o comprovante de treinamento embarcado feito em escola credenciada pela Marinha. Basta agendar o serviço na Organização Militar da Marinha mais próxima, pagar a GRU e reunir os documentos que listamos acima! E pronto! Por um processo simplesmente burocrático, sua habilitação logo, logo estará em suas mãos.

Compartilhe este conteúdo: