Pular para o conteúdo
Início » Blog da eNauti » Concurso CBMERJ/2023 – Mestre de Lancha aberto!

Concurso CBMERJ/2023 – Mestre de Lancha aberto!

Compartilhe este conteúdo:

O Corpo de Bombeiro Militar do Rio de Janeiro (CBMERJ) abriu concurso para várias vagas de Soldade e Sargento. E há 150 vagas para Mestre-de-Lancha. Saiba mais sobre estas vagas aqui.

Estão abertas as incrições para soldado e sargento do Corpo de Bombeiro Militar do Rio de Janeiro. As inscrições vão até 12/mar/2023 e a prova objetiva ocorrerá em 30/abr/2023. Entre as vagas abertas, há 150 vagas para Mestre-de-Lancha.

Como nosso foco neste blog é em náutica, vamos falar um pouco mais sobre estas vagas específicas, no que diz respeito aos conhecimentos que serão cobrados de seus candidatos. Para mais detalhes, você pode baixar o edital deste concurso neste link e obter mais detalhes sobre todo o processo (que vai além da prova objetiva).

SOBRE A PROVA

Então, reforçando que nosso foco será somente os conhecimentos de náutica que serão cobrados na prova, vamos falar um pouco da prova objetiva.

Conforme o edital, a prova objetiva para quem optar por uma vaga para Mestre-de-Lancha constará de 60 questões. Quinze questões serão de Português, quinze questões serão de raciocínio lógico e metade da prova – ou seja, 30 questões – versarão sobre conhecimentos náuticos. Estas questões, de conhecimento específico para Mestre-de-Lancha, não só constituem metade da prova, como são sua parte mais importante, pois são critério de desempate e não podem ser zeradas.

MATÉRIA DAS QUESTÕES ESPECÍFICAS DE MESTRE-DE-LANCHA CBMERJ 2023

A matéria das questões de conhecimentos específico para Mestre-de-Lancha, conforme edital do CBMERJ, será conforme consta abaixo:

  • a) Simbologia e abreviaturas usadas nas cartas náuticas brasileiras (Ref. Carta 12.000
    (INT-1) da DHN).
  • b) Navegação estimada e costeira: plotagem de um ponto por coordenadas
    geográficas e por linhas de posição; conversão de rumos e marcações; determinação
    da posição de partida e chegada por marcações simultâneas e sucessivas; distância
    entre dois pontos; determinação do desvio da agulha por alinhamento, curva de desvio
    da agulha, declinação magnética, influência da corrente e do vento, utilização de
    auxílios visuais à navegação (faróis, faroletes, boias e balizas).
  • c) Instrumentos náuticos: agulhas (magnética e giroscópica); odômetro (de fundo e de
    superfície); prumo de mão; alidades.
  • d) Operação dos sistemas de navegação por satélite (GNSS/DGNSS).
  • e) Noções sobre de estabilidade e flutuabilidade de uma embarcação.
  • f) Conhecimento e utilização das marés na navegação:
    1) comportamento das marés;
    2) conhecimento das curvas de marés; e
    3) uso de Tábuas de Marés.
  • g) Conhecimento e uso da Carta Náutica e publicações de auxílio à navegação.
  • h) Sistema de Balizamento Marítimo da IALA região “B”, sinais sonoros e luminosos.
  • i) Conceitos básicos de funcionamento e utilização do radar na navegação.
  • j) Conceitos básicos de funcionamento e utilização do ecobatímetro.
  • k) Meteorologia: Conhecimento e interpretação de Cartas Sinóticas, Boletins
    Meteorológicos, imagens satélite e avisos de mau tempo, características das frentes,
    nevoeiros, nuvens e ciclones extra-tropicais, conhecimento dos ventos predominantes
    na costa do Brasil e dos principais instrumentos meteorológicos.
  • l) Problemas de navegação costeira e estimada com utilização da carta e publicações
    náuticas.
  • m) Comunicações na navegação costeira: conceitos e funcionamento do sistema VHF,
    equipamentos, procedimentos, frequências de socorro, chamadas de emergência,
    chamadas de rotina e trânsito; Rede Nacional de Estações Costeiras (RENEC).
  • n) Conhecimento básico do funcionamento do EPIRB e AIS.
  • o) Conhecimento básico sobre sobrevivência no mar:
    1) técnicas e procedimentos para a sobrevivência no mar; e
    2) equipamentos de salvatagem, segurança e sobrevivência no mar, coletes
    salvavidas, boias circulares, pirotécnicos, balsas salva-vidas e suas palamentas, botes
    de abandono.
  • p) Conhecimento e uso do RIPEAM – sinais sonoros e luminosos; regras de governo;
    luzes e marcas.

Este conteúdo – sem tirar nem colocar nada – é exatamente o mesmo conteúdo que a Marinha do Brasil cobra dos candidatos a obter a habilitação de Mestre-Amador, ou seja, de pessoas que desejem conduzir embarcações de esporte e recreio nos limites da navegação costeira (até 20 milhas da costa).

Se desejar, você pode comparar o edital e conteúdo da prova de Mestre olhando a NORMAM-03/DPC, no ANEXO 5-A, item 2.1, chamado “Programa para o exame de Mestre-Amador” . Entre outras coisas, a NORMAM-03/DPC estabelece os requisitos para habilitação como Mestre-Amador e o conteúdo da prova. As NORMAMs podem ser baixadas neste link. Voce verá que, conforme dissemos, os conteúdos do edital para Mestre-de-Lancha CBMERJ a da prova de Mestre-Amador são idênticos!

COMO ESTUDAR ESTE CONTEÚDO

O conteúdo que será cobrado para Mestre-de-Lancha no Concurso CBMERJ 2023 está distribuído em diversas bibliografias, como NORMAM-17/DHN, RIPEAM, livro “Sobrevivência no Mar”, livro “Arte Naval”, livro “Navegar é Fácil”, NORMAM-05/DPC, livro “Navegação: A Ciência e a Arte”, entre outros. Mas somente partes específicas destas bibliografia serão cobrados. Assim, tentar estudar por estes livros pode se revelar uma navegação tortuosa por mares nem sempre calmos. Recomendamos, mais que isso, procurar material específico de Mestre Amador que já trás o conhecimento de forma condensada.

Nós aqui da eNauti temos um Curso Completo Online de Mestre Amador com excelentes avaliações, com 3 anos de mercado, e mais de 700 alunos que cobre inteiramente o conteúdo de Mestre Amador e, portanto, o conteúdo específico de Mestre-de-Lancha do Concurso CBMERJ 2023 para Soldados e Sargentos. Se desejar, conheça mais sobre o curso clicando aqui.

REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

Atenção para este ponto!

Para ser aceito como Mestre-de-Lancha, conforme edital do concurso, é necessário que você já seja habilitado como Arrais Amador. Arrais Amador é a primeira habilitação a ser tirada para quem deseja conduzir embarcações de esporte e recreio. Você poderá ler mais sobre as habilitações náuticas neste artigo.

Se você ainda não tem a habilitação de Arrais Amador, ainda dá tempo, mas não deixe para última hora! Apesar do edital do CBMERJ/2023 ainda não ter estabelecido a data para apresentar esta habilitação, tirar ela pode demorar até 2 meses.

Para tirar esta habilitação, é obrigatório você realizar um treinamento prático embarcado em uma escola credenciada pela Marinha. Depois desse treinamento, você terá que fazer uma prova teórica aplicada também pela Marinha. Depois de alguns dias, você receberá sua habilitação, no formato digital.

A eNauti não provê o treinamento prático obrigatório, mas temos indicação de algumas escolas neste link. Estas escolas utilizam o Curso Teórico de Arrais Amador da eNauti. Este curso também poderá ajudar você na prova específica de Mestre-de-Lancha do CBMERJ/2023, porque há matérias em comum, como o RIPEAM, Salvatagem e Sinalização Náutica. Estes itens, apesar de também cobertos pelo curso de Mestre Amador da eNauti, são abordados também no Curso Teórico de Arrais da eNauti. Se desejar, você pode obter este curso também, mesmo sem utilizar uma das escolas recomendadas por nós. Saiba mais neste link.

Imagem inicial do artigo: https://www.flickr.com/photos/av8pix/2947831957, Christopher Ebdon

Compartilhe este conteúdo: